•  
 
 
 
 

ESTRUTURA FÍSICA FACULDADE DE VINHEDO

A Faculdade de Vinhedo conta hoje com:

• Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral - TI

A Faculdade disponibiliza sala aos integrantes do NDE e professores de Tempo integral/parcial, equipada com mesas, cadeiras, computadores conectados à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade. A área total possui 31,05 m2.

• Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

A Faculdade de Vinhedo disponibiliza gabinetes, destinadas as atividades de coordenação e serviços acadêmicos, com mesa, cadeiras, armário e computador ligado à rede de Internet e que atende aos requisitos de dimensão, limpeza, conservação, equipamentos, gabinete individual para coordenador, número de funcionários, atendimento aos alunos e aos docentes. A área total possui 28 m2.

• Sala de professores

A Faculdade de Vinhedo possui espaço adequado destinado a Sala de Professores medindo 50 m², com mesa para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, escaninho de documentos, computador ligado à internet para pesquisa e digitação de notas, facilitando flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. Atendem aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade. A área total possui 30,0 m2.

• Salas de aula

São ao todo 12 salas de aula com capacidade que variam de 20 a 100 lugares. Todas as salas de aula estão equipadas com carteiras em excelente estado de conservação. Possuem cortinas para isolamento de iluminação externa, quadro branco, tomadas para a instalação de equipamentos didático-pedagógicos (TV, DVD, Datashow, Retroprojetor, entre outros) e tela de projeção. Possuem ventilação adequada e iluminação com lâmpadas fluorescentes em quantidade adequada para garantir o conforto dos alunos. As salas foram projetadas para acomodarem 1 aluno a cada 1,2 e tem em média 40m2

As condições deste espaço físico, quanto aos itens de salubridade, espaço das salas em relação professor/aluno, circulação, iluminação natural e artificial, ventilação e acústica, estão descritas a seguir:

Salubridade

Apresentam condições propícias à saúde pública, em termos de arejamento, oxigenação, higiene, e limpeza. Os ambientes são mantidos com serviços diários de limpeza, por equipe responsável por esta atividade.

Espaço

Dimensionadas na relação de 1,20 m2 por aluno, incluindo nesta metragem, a área de circulação e o espaço do professor.

Iluminação Natural e Ventilação

Quanto à iluminação natural, todas as caxilharias foram dimensionadas seguindo as normas do Código Sanitário Estadual, garantindo assim a iluminação natural e ventilação.

Iluminação Artificial

A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux), em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc.).

Iluminação Artificial

A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux), em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc.).

Acústica

As salas de aulas foram implantadas em um posicionamento adequado em relação ao distanciamento, garantindo um nível aceitável de ruído externo, não comprometendo o desempenho professor-aluno.

Laboratórios didáticos especializados: quantidade

Os cursos contam com a disponibilidade de 01 Laboratório de Informática, com 22 computadores utilizado de forma comum, além de equipamentos audiovisuais (projetores de multimídia, computadores, retroprojetores, telas reflexivas) também estão disponíveis na Instituição para servir aos alunos dos Cursos. A área total possui 40 m2.

Estes espaços estão organizados de acordo com as necessidades dos Cursos e também com a demanda das atividades, assegurando condições de qualidade necessárias ao aprendizado e seguem políticas próprias de utilização e conservação.

A Faculdade de Vinhedo se preocupa com a segurança dos equipamentos de informática, multimídia, audiovisual, através de planejamento de infraestrutura necessária, desde o primeiro semestre letivo até a conclusão do curso. Além disso, faz parte de seus projetos anuais aquisições/atualizações de novos softwares específicos, visando atender às necessidades didático-pedagógicas dos cursos.

Laboratórios específicos:

o O curso de pedagogia conta com um laboratório de didática dividido por série e tipo de atividade e uma brinquedoteca

o O curso de Educação Física conta com um laboratório de expressão corporal para aulas práticas além de um laboratório de anatomia e fisiologia em fase de construção

o O curso de administração conta com uma agência escola que serve como laboratório prático do trabalho profissional.

Todos os laboratórios seguem a lógica de possuírem ao menos 1,2m2 por aluno.

Biblioteca

Espaço de acervo aberto com área de 100m2. Anexo à biblioteca existe um espaço para estudos individuais e em grupo (inclusive com áreas reservadas) e acesso à computadores, esse espaço de estudos tem área total de 40m2

Salas de atendimento

o COLAP/CPSA: 20m2

o Núcleo de Apoio Psicopedagógico: 16m2

o Sala de reuniões: 30 m2

• Sala dos professores: 30m2

• Arquivo: 12m2

• Cantina e espaço de convívio: 150m2



 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco