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Licenciatura em Pedagogia
 
  • Denominação:
  • Curso Superior de Licenciatura em PEDAGOGIA

Total de Vagas Anuais:

Turnos de funcionamento

Total de vagas anuais

Manhã e Noite

200 vagas

Turnos de funcionamento:

O curso de PEDAGOGIA funciona no período matutino e noturno.

Regime de Matrícula:

Regime de matrícula: Semestral

Carga Horária Total:

Carga horária

2033H

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

   300 H

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

   200H

PRÁTICAS CURRICULARES

633H

 

3327 H

Integralização da carga horária do curso: limite mínimo e máximo:

Regime Serial Semestral
Duração mínima: 8 (oito) semestres
Duração máxima:12 (doze) semestres

Forma de Ingresso:

O processo seletivo ocorre por meio de prova tradicional ou agendada.

 
Geral 
O Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Vinhedo tem como objetivo geral formar licenciados em Pedagogia, para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aptos a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica na prática escolar, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e os valores da Educação. 
 
Específico
A formação do professor de Educação Básica busca ampliar requisitos necessários para adequada inserção do aluno no mundo atual, assegurando seus direitos e ampliando as políticas para a infância e a pré–adolescência. Nesse sentido, a formação desse professor visa: 
 
• analisar as práticas pedagógicas que envolvem a escolarização inicial, no conjunto das dimensões presentes ou ausentes no currículo escolar para este nível de ensino;
• favorecer o desenvolvimento de atitudes de investigação e de pesquisa na formação dos professores, através da associação entre teoria e prática; 
• formar professores capazes de conhecer e adequar os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos; 
• investir em sólida formação teórica dos campos que constituem os saberes da docência para a Educação infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 
• propiciar a capacitação para o atendimento pedagógico de qualidade para crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, culturais e cognitivos na perspectiva das interações sociais e de cidadania, considerando a complexidade do mundo atual e suas perspectivas futuras; 
• propiciar condições para que o futuro professor perceba a realidade escolar como ímpar, com dinâmica interna própria e que se situa num contexto sócio–cultural concreto; 
• proporcionar ao aluno docente a descoberta e a vivência das diferentes linguagens do aluno, por meio de um diálogo expressivo de sua cultura, que venha contribuir para a construção de novos saberes, de forma crítica, consciente e atuante; 
• trabalhar as diferentes capacidades do futuro professor – cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação inter–pessoal – para tornar possível a construção e reconstrução de conhecimentos, valorizando a crença na própria capacidade, na disponibilidade e na curiosidade para aprender: 
a) na organização e na gestão de sistemas de ensino e unidades escolares; 
b) na gestão de projetos e experiências educativas; 
c) na gestão de processos educativos no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento e à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de Educação.
 
Portaria autorização nº 2914 de 17/10/2002, publicada no D.O.U. 18/10/2002
Reconhecido pela Portaria nº 223 de 07/06/2006. Publicada no D.O.U. em 09/06/2006. 
 
Coordenador do curso:
Professor Ronaldo Alexandrino
 
 
 
 


 
 
 
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