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Licenciatura em Educação Física
 

 

  • Denominação:
  • Curso Superior de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA

Total de Vagas Anuais:

Turnos de funcionamento

Total de vagas anuais

Manhã e Noite

100 vagas

Turnos de funcionamento:

O curso de EDUCAÇÃO FÍSICA funciona no período matutino e noturno.

Regime de Matrícula:

Regime de matrícula: Semestral

Carga Horária Total:

Carga horária

1666 H

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

   400 H

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

   200H

PRÁTICAS CURRICULARES

333H

 

2840 H

Integralização da carga horária do curso: limite mínimo e máximo:

Regime Serial Semestral
Duração mínima: 6 (SEIS) semestres
Duração máxima:9 (NOVE) semestres

Forma de Ingresso:

O processo seletivo ocorre por meio de prova tradicional ou agendada.

 

Como objetivos gerais promove-se a educação superior, formando o educador físico com senso crítico, compromisso ético e profissional, empreendedor e com visão atualizada e competente. A partir de uma clara percepção da modernidade e da complexidade que caracterizam o ser humano e a sociedade, formar educadores capazes de acompanhar o progresso das ciências, das tecnologias, bem como as rápidas mudanças que tem caracterizado a sociedade e seus reflexos nas instituições educacionais, no culto ao corpo, à saúde, no lazer e recreação, relacionando teoria e prática. São diretrizes específicas do Curso de Educação Física, Licenciatura a formação de docentes para atuar com a área em uma escola: 

• em processo de transformação, que está consolidando sua responsabilidade social, política e ética e revendo seus fundamentos teóricos e metodológicos; 

• em busca de relacionamentos mais efetivos entre teoria e prática ; 

• que pretende fazer do processo de ensinar – aprender concretização do processo ação – reflexão-ação investigativo por excelência. Nos objetivos específicos a formação profissional aborda: 

• o Curso de Educação Física, Licenciatura formar docentes capacitados para trabalhar com a área do conhecimento de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio 

• formar educadores com sólida formação na área de Educação Física, ou seja, consolidar, aprofundar e ampliar os conceitos do mundo natural e físico possibilitando adquirir/construir novos conhecimentos; 

• formar profissionais responsáveis e atuantes no ensino da Educação Física, colocando-os em contato com as mais recentes pesquisas na área, favorecendo a integração ensino e pesquisa; 

• formar profissionais que sejam capazes de incorporar em sua atividade docente os recursos oferecidos pelas novas tecnologias; 

• formar professores que estejam cientes de sua responsabilidade social e adotem uma atitude, contínua, de análise crítica da realidade, para atuarem de forma mais consequente e menos excludente nos sistemas de ensino; 

• formar docentes capacitados para trabalhar com a área da Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, com ênfase especial aos estudos que possibilitem maior capacitação técnica, conscientes das questões ambientais, em busca de melhor qualidade para todos e da construção de uma sociedade sustentável. 

Assim pretende: 

• preparar professores para o ensino-aprendizagem-desenvolvimento de habilidades da área de Educação Física para saber utilizar, de forma competente e criativa, os diferentes recursos da área; oferecer ao futuro profissional um ensino de qualidade, proporcionando-lhe o acesso tanto no que diz respeito às teorias, técnicas e tecnologias modernas quanto aos recursos materiais/equipamentos e às práticas profissionais específicas; 

• integrar a disciplina de Educação Física no contexto educacional numa perspectiva interdisciplinar holística; 

• habilitar o futuro profissional para o trabalho e possibilitar acesso ao cultivo dos movimentos, à recreação e ao lazer, à iniciação esportiva, para pessoas que apresentam necessidades especiais: gestantes, idosos, PNE, dentre outras; 

• incentivo ao desenvolvimento de pesquisa na área da Educação Física; 

• incentivar ao aprendizado continuado; 

• interferir corretamente no processo educativo, diferenciando senso comum de senso científico; 

• trabalhar de uma forma sistêmica as condições corporais, comportamentais, sociais e cognitivas dos alunos para o ensino diferenciado, prático, político e social da Educação Física; 

• capacitar-se para adequar os recursos das novas tecnologias às características, tendências e necessidades dos alunos no aprendizado da Educação Física;

 • desenvolver um relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criativa, preparando-se para opções conscientes em relação às realidades profissionais em que atuará, respeitando os seus projetos de vida. No seu trabalho com o Curso de Educação Física, Licenciatura a Faculdade de Vinhedo estabelece como metas gerais: 

• formação de profissionais para a docência em Educação Física habilitando-os ao exercício da profissão e como especialistas de nível superior; 

• estímulo à criação cultural e desenvolvimento do pensamento reflexivo; 

• realização de pesquisas e apoio a atividades criadoras e empreendedoras; flexibilização da matriz curricular com o objetivo de proporcionar uma melhor formação ao aluno; 

• estímulo ao futuro profissional a manter-se permanentemente atualizado mediante programas de ensino, pesquisa e extensão da rede de ensino oficial; 

• extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante cursos, serviços especiais e de ação comunitária e cidadania; 

• colaboração com entidades públicas e privadas, por meio de atividades de consultoria e assessoria

 

Portaria autorização nº 2316 de 25/10/2001, publicada no D.O.U. 29/10/2001
Reconhecido pela Portaria nº 223 de 07/06/2006 . Publicada no D.O.U. 09/06/2006. 

Coordenador do curso: Professor Ronaldo Alexandrino

 

 
 
 


 
 
 
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